"O país do swing é o país da contradição"



Durante essa semana a música Jack soul brasileiro composta pelo brilhante Lenine fez mais sentido do que nunca. Ao passo em que milhões de Brasileiros comemoram entusiasmados e esperançosos a conquista do Rio de Janeiro de realizar as Olimpíadas de 2016, outros milhões de Brasileiros se indignam e perdem a esperança com o adiamento da prova do Enem.
Pois é... a tão comentada, trabalhada, "não decoreba", inédita prova deixou de ser tão inédita assim. Mais uma vez, a corrupção que assola esse país desde os tempos de Cabral (ou quem sabe desde antes) atacou mais uma vez e como de costume aqueles que não tiveram a menor culpa foram os mais prejudicados. Sim, o adiamento não foi uma coisa boa, afinal, adia-se o Enem, adiam-se todas as demais provas e as incertezas, o nervosismo, a insegurança crescem a cada dia. Assim como os Brasileiros que hoje estão esperançosos com as Olimpíadas, nós, os estudantes também estivemos um dia com o Novo Enem. Tínhamos um pé atrás (eu tinha os dois), mas acreditamos na proposta. Como fomos ingênuos. Não era preciso ter muitos neurônios para saber que isso não daria certo. O Haddad não pode dizer que não avisamos.
Mas, não posso dizer que o adiamento foi o que mais me irritou. O que mais me tirou do sério foi o motivo e principalmente a explicação. Corrupção, histórias mal contadas, confusões, descasos... e nós, os estudantes, no meio dessa bagunça e completamente tontos.
Não podemos fazer nada para apressar a realização da prova, mas é necessário que mostremos aos responsáveis que não estamos satisfeitos, que não aceitaremos tudo calados, que é do nosso futuro que estamos falando, que não é porque temos um presidente semi-analfabeto que temos que nos contentar com o ensino médio. No dia da prova, faça você mesmo a sua manifestação... nariz de palhaço, faixa preta em sinal de luto pela educação Brasileira, camisas com dizeres... enfim... não seja mais um Brasileiro passivo e que esquece tudo de ruim quando vem um grande acontecimento.
Será que um país que não tem competência nem para realizar uma prova terá competência para realizar uma Olimpíada? Não sei... mas todos estão comemorando!




5 comentários:

  1. Concordo plenamente com seu ponto de vista! E acho q o pior de tudo é nos sentirmos com fantoches do governo. Um projeto q veio inesperadamente, nos fez mudar os hábitos de estudo pra nos prepararmos para uma prova q somente Deus sabia como viria, e, na "cara do gol", depois de meses de trabalho árduo eles anulam e nos dão essa história mal contada. E a mídia? Só dá uma pequena nota para isso, enquanto para as "OlimPIADAS" fazem um programa inteiro! Fazer o q?? Sinceramente eu não sei!

    Comentário feito por Isabelinha em 04/10/2009 09:53

    ResponderExcluir
  2. Isabela! A primeira (e única rs) a comentar! Obrigada! É como você disse, que venham as OlimPIADAS! A nova piada nacional, depois do Enem! Em breve novos textos! =)

    ResponderExcluir
  3. o Site é maneiro, o papo é sério, o bagulho tá doido!... mas você escreve MUITO bem! No início até pensei que fosse um CtrlC + CtrlV, mas não era, PARABÉNS! Que se o Enem for no seu níver de 2010 , sua vaga está garantida já! Beijão! ;)


    Comentário feito por Rafael Salazar em 10/10/2009 18:24

    ResponderExcluir
  4. Vo deixar comentário aqui! Seu texto, acredito q posso flar por todos, esta expressando o sentimento de indignação de todos os estudantes. Não podemos ficar parados, vendo eles fazer um verdadeiro samba do criolo doido com nosso futuro! Será q ninguém percebe o quanto isso, essa piada q se tornou o vestibular, é importante não só pra mim, mas pra 4 milhões de estudantes?


    Comentário feito por Mayra em 12/10/2009 12:06

    ResponderExcluir
  5. Verdade! Ninguém deu a devida importância para o Enem, nem para a elaboração e nem para o adiamento! Pelo visto, educação nunca vai ser prioridade nesse país!

    ResponderExcluir