Obama, um cara da paz (?)



No dia 9 de Outubro, Obama entrou para a História mais uma vez. Mas, dessa vez, a questão é: foi de forma merecida?
Tá... Obama desde a sua candidatura foi visto como uma esperança, uma promessa de tempos melhores, de bons fluidos. Um total contraste com o carrasco Bush.
O primeiro presidente negro dos EUA, um cara com um discurso diferenciado, provocou a manifestação positiva de milhares de pessoas em todo canto do mundo. De fato, Obama não é um presidente como os outros, mas gente, ele é um presidente. E como tal ele vai fazer o que for preciso para o "bem" do seu país e nós todos sabemos que o "bem" dos EUA não significa o "bem" do mundo.
Não se pode depositar plena confiança em quem tem o poder nas mãos. Os efeitos do poder são fortes e nem sempre são bons. Ainda mais em quem tem o poder dos EUA nas mãos. Esse país que é chamado por alguns de o "dono do mundo", é conhecido por muitos como "O Império do Mal". Que fique bem claro, os interesses dos EUA, para Obama, virão em primeiro lugar. Assim como os interesses da França virão para o Sarcozy e daí por diante. (Queria muito dizer que para Lula os interesses do Brasil estarão sempre em primeiro lugar, mas não me sinto "confortável" em afirmar isso.) Bom, retomando o objetivo do texto. No dia 9 de Outubro de 2009, Barack Obama recebeu o Prêmio Nobel da Paz. Da Paz? Paz?
Relembrando um outro presidente norte-americano a também ganhar um Nobel da Paz, o prêmio de Obama não se torna tão ilógico. Theodore Roosevelt em 1906 ganhou o prêmio por promover o Tratado de Paz na Guerra Russo-Japonesa. Mas, alguém lembrou que esse mesmo presidente foi responsável pela absurda e violenta política do Big Stick? Presidente que tinha como inspiração o provérbio africano softly and carry a big stick ("Fale com suavidade e tenha na mão um grande porrete").
Nesse caso então o prêmio de Obama é justificado. Afinal, nosso querido amigo (que virou o melhor amigo do nosso presidente), apenas enviou mais tropas ao Iraque e ao Afeganistão. (E quem se importa com tais regiões? Afinal lá só existem loucos se explodindo. Errado. Perguntem-se primeiro: por que eles se explodem? O que de fato acontece lá? São todos terroristas? Óbvio que não!) Aahh... Obama têm se esforçado muito para termos um mundo sem armamento nuclear. Armamento esse que os EUA possuem. Então? ... Seria Obama falando com suavidade tendo um porrete nas mãos?E nosso querido presidente resolveu se pronunciar sobre o assunto, O Cara disse: "É uma conquista de um presidente que anunciou medidas importantes para conter o armamento nuclear, e isso o tornou merecedor. O prêmio está em boas mãos e espero que tenhamos paz definitivamente no mundo e que não tenhamos bombas nucleares".
Ahh Luisinho... fale em paz para as pessoas que vivem no Oriente Médio, para os árabes, um povo que mal tem um território em prol de interesses norte-americanos na Região. E não me venha dizer que tais interesses são com o objetivo de promover a paz, porque a desculpa jamais colou. Digam logo, petróleo. Ficaria mais sincero!
É muito fácil aplaudir sendo O Cara de Obama, o difícil é aplaudir levando bomba na cabeça todos os dias. Essa amizade de infância já está ficando enjoativa. E Obama precisa de muito mais que esforços pela paz, precisa de ações. Para aí sim , ser merecedor de um prêmio da Paz.
Obama está no governo a cerca de 9 meses. Muito cedo para prever como será o filho que mal nasceu.

Texto postado em: 18 de outubro de 2009




4 comentários:

  1. [Rômulo Maia] [rcmaia2@hotmail.com]
    Jéssica, Muito bem lembrado a reunião do G20 quando Obama "colocou Lula no bolso" ao chamá-lo de "O cara" e falar que ele é "o político mais popular do mundo". Realmente é muito cedo para avaliar o trabalho de Obama como presidente dos EUA, mas ainda mais precoce é premiá-lo com o Nabel da PAZ. O fato é que cada ano que passa não deixa de ser plausível achar que essa premiação é pura politicagem, pois se verificarmos os dois anos anteriores os ganhadores também eram envolvidos com política, sendo o de 2008 o ex-presidente da Finlândia, Martti Athisaari e o de 2007 o ex-vice-presidente americano, Al Gore. Parabéns pelo Blog, Jéssica! Beijo!

    Comentário feito por Rômulo Maia em 19 de outubro de 2009

    ResponderExcluir
  2. [Rodolfo Maia]
    Nossa Jéssica, eu esperava um bom texto, uma bela crítica, mas você me surpreendeu, ficou muito bom!!! Eu estava doido pra que você postasse logo esse lance do Nobel do Obama, foi uma das coisas mais ridículas do ano, infelizmente o Nobel da Paz não tem a idoneidade dos demais! Os Nobeis anteriores da Paz já eram bem questionáveis, mas desta vez eles se superaram, deram um Nobel pra uma coisa que o cara nem fez ainda, só por ele "representar" a esperança de dias melhores, é o mesmo que dar o Nobel de medicina e fisiologia pra alguém que prometa curar o câncer, faça-me o favor né?o imediatismo e superficialidade da nossa sociedade já anda se refletindo nas mais altas esferas, uma pena, fica ainda mais dificil combater esse tipo de atitude errada, que em alguns casos gera até preconceitos, nem vou entrar no mérito da guerra do Iraque porque você já o fez muito bem!Parabéns pelo post querida!Bjos!

    Comentário feito por Rodolfo Maia em 21 de outubro 2009

    ResponderExcluir
  3. [Jéssica Silvano]
    Com certeza, Rômulo... a politicagem que envolve o Prêmio Nobel está cada vez mais evidente! O que é uma pena... Pois há muitas pessoas que de fato o merecem... e vê-lo ir parar nas mãos de alguns por puro jogo de interesses está vergonhoso e desestimulante! Brigada pelo ótimo comentário! Beijão

    Resposta postada em 21 de outubro de 2009

    ResponderExcluir
  4. [Jéssica Silvano]
    Obrigada, Rodolfo. Demorou, mas consegui escrever! rs Muito boa a sua comparação pq foi exatamente isso que eles fizeram. Deram o prêmio a uma promessa, promessa esta que não veio acompanhada de nenhuma ação justificável para o prêmio... Qt a Guerra do Iraque, pretendo escrever sobre. É um assunto bastante delicado. Religião, interesses econômicos, crenças e EUA "da Paz" no meio! Espero que eu consiga! Beijão... e obrigada pela presença constante!

    Resposta postada em 21 de outubro de 2009

    ResponderExcluir