A Paixão que o dinheiro comprou (e quer comprar cada vez mais)



O assunto agora é a grande Tv Globo, dinheiro e o Campeonato Brasileiro.
Parece que a Toda Poderosa fez uma proposta aos clubes participantes do Campeonato. Em pauta: o fim da fórmula por pontos corridos!
Segundo a revista Veja dessa semana: "Marcelo Campos Pinto, executivo da Globo, fez ofertas financeiras aos clubes para que eles topassem mudar a fórmula do Brasileirão". O que gerou um certo desconforto entre a emissora e o honestíssimo Marcelo Teixeira que se incomodou com tal fato e até cogitou a hipótese de mudar o horário dos jogos para as 19 horas, o que com certeza desagradaria muito a emissora do plim plim!
Tá... como apaixonada por futebol concordo que o antigo mata-mata era muito mais interessante, mais emocionante. Como pessoa sensata (ou quase) concordo que o campeonato por pontos corridos seja mais justo. Afinal, vence aquele que teve um melhor planejamento, montou o melhor time, tem uma melhor estrutura, contratou aquele técnico, enfim, se preparou pra a disputa (o que infelizmente não aconteceu com o meu querido e amado Fluminense, mas isso já é papo para outro momento). Mas, vamos falar sério. Desde quando futebol é para ser justo? Futebol é para ser emocionante, apaixonante, é para arrepiar, para roer as unhas, para abraçar desconhecidos na hora do gol. Prefiro o mata-mata.
Mas o motivo do texto não é demonstrar a minha preferência e sim questionar: Que raios a Globo têm que se meter nisso? Afinal, sabemos que o interesse dela não está voltado para as questões citadas acima e sim para o dinheiro que tal mudança geraria. O Campeonato por pontos corridos não é tão emocionante. É possível ter conhecimento prévio sobre quem será o campeão, quem serão os rebaixados, quem vai para a Libertadores. Enfim, o mata-mata colocaria mais gente na frente das televisões, atrairia mais anunciantes para os intervalos globais e consequentemente geraria mais dinheiro.
É triste como tudo nesse país está relacionado ao dinheiro. É emissora querendo mudar tudo, é jogador que troca o time do coração por dinheiro e status (podemos citar o nosso querido gorduchinho Ronaldo que declarou que o sonho de jogar pelo Flamengo acabou e que agora ele é Corintiano), é arbitro se vendendo, na Fórmula 1 tem piloto batendo o carro propositalmente.
É preciso que resgatemos o sentimento e deixemos de lado as cifras. Como isso será possível? "Sei lá, só sei que é preciso paixão".
Utopia, talvez!

Texto postado em: 28 de outubro de 2009




5 comentários:

  1. [Vanessa]
    "Que raios a Globo têm que se meter nisso?" Não teria melhor pergunta pra expressar o que eu sempre sinto quando leio algo a respeito... É revoltante? É é sim.. É como Cazuza diria "os meus sonhos foram todos vendidos, tão barato que eu nem acredito.. AHHH EU NEM ACREDITO.." Só não compram as almas que não estão a venda, como a minha, a sua(acredito eu.. rs) não estão.. Continuamos acreditando e sonhando por que isso eles não podem comprar.. Deixa eu torcer pro meu vasco na segundona e você pro seu fluminense.. sem comentários né.. Beijos!

    Comentário postado por Vanessa em 04 de novembro de 2009

    ResponderExcluir
  2. Pois é... nossos sonhos estão sendo vendidos e da forma mais banal possível! O fato é: a Globo não conseguiu mudar isso mas ela interfere de muitas outras maneiras nos jogos... Vamos continuar torcendo... e agora, seu Vasco na primeira de novo! E o meu Fluminense extremamente embalado! rs Beijos

    Resposta postada em 04 de novembro de 2009

    ResponderExcluir
  3. [Rodolfo Maia]
    Jéssica, muito bem abordado esse tema!eu também acho o mata-mata mais emocionante, mas acho que não pode ser aplicado em todas as competições, acho, sinceramente, que o melhor time de um pais deve ser declarado da forma mais justa possível, e dai defendo os pontos corridos! essa fórmula mudou muita coisa, trouxe mais pessoas ao estádio na média (a média é de aproximadamente 16 mil pessoas por jogo, uma média igual ao do campeonato francês), deixa todos os clubes em atividade até o fim do ano e os ajuda a planejar melhor as finanças e outras coisas como férias dos jogadores e contratações, já que sabem ao certo até que dia todos irão atuar. Claro que um jogo de mata-mata é diferente, mas vai dizer que essa última virada do nosso amado Fluzão sobre o Cruzeiro não foi emocionante e histórica também?há emoção nos pontos corridos, e como há, ainda mais num pais como o nosso, em que sempre existem diversos times nas diversas brigas (ser campeão ou não ser rebaixado)...

    Comentário postado por Rodolfo Maia em 08 de novembro de 2009

    ResponderExcluir
  4. [Rodolfo Maia]
    ...mas voltando pro foco central que é a intromissão da Globo. é lamentável esse tipo de coisa, interesses comercias querendo influenciar numa estrutura de calendário que é benéfica para os nossos clubes, chega a ser burrice, é um tiro no pé da própria Globo!com o tempo isso irá arruinar os clubes e então, a Globo não terá mais nada pra passar, vai ser literalmente um "mata-mata" dos nossos clues, já tão combalidos com esses dirigentes que muito se assemelham aos nossos políticos, infelizmente! Mas parece que não irá ocorrer, finalmente o Ricardo Teixeira resolveu adotar uma posição sensata, antes tarde do que nunca!Espero que esse tipo de atitudes capitalistas se dissolvam, é difícil, mas gosto de nutrir esse otimismo inocente!É isso Jéssiquinha!XO XO!!!=)

    Comentário postado por Rodolfo Maia em 08 de novembro de 2009

    ResponderExcluir
  5. Acho que os pontos corridos vem se tornando emocionante pq nossos clubes estão se adaptando a ele. Aqueles que não se prepararam no começo, conseguem tempo de arrumar a casa e dar trabalho no final para aqueles que entraram com todo gás na competição. O melhores exemplos: Palmeiras e Fluminense. O Palmeiras que tinha o titulo nas mãos se desgastou a tal ponto que não consegue ganhar mais nada. Já o Fluzão, buscou um gás que eu nem sabia que era possível e vem dando show, jogando no seu limite. Nós, tricolores, sabemos que um passo mal dado pode colocar tudo isso a perder. Enfim, confesso que esse campeonato tem me feito rever os conceitos a cerca daquilo que é ou não emocionante! rs Vamos esperar o dia 6 de outubro (que tbm é o dia do Enem, primeiro assunto do blog...rs) para vermos o desfecho dessa história que se tornou surpreendente!
    Ah... e o mais engraçado é a outra forma que a Globo manipula os jogos. Os narradores sempre muito parciais e enchendo a bola dos clubes de SP. Colocar a tv no mudo é uma ótima opção!

    Resposta postada em 08 de novembro de 2009

    ResponderExcluir