Essa frase do humorista Helio de La Peña ilustra bem o assunto que quero abordar hoje. Depois de muitos meses sem postar nada, não vi melhor momento para voltar a escrever do que esse: o período eleitoral! Em tempos de eleição e de Horário Gratuito de Piadas na tv, eu me sinto na obrigação de expressar o que sinto!
E para começar a brincadeira, vou falar do horário destinado aos candidatos na televisão. Um horário que devia ser usado para mostrar as propostas de cada um, mas que na realidade serve como fonte de piadas para muitos. Nos deparamos com candidatos absurdos, caricatos, pessoas que nem sequer sabem a definição e a função dos cargos a que estão concorrendo.
Como levar a sério um processo eleitoral que desde o começo já é motivo de chacota?! O erro já começa com os critérios para uma pessoa poder se candidatar, quais critérios? Aparentemente nenhum! Temos uma funkeira que nem conhece a lingua portuguesa direito e canta "na madruga boladona", temos mulher fruta, ex pagodeiro usando a religião para conseguir voto.
Hoje lendo o Jornal O Globo (que obviamente é um jornal que está longe de ser imparcial, mas que traz muita informação, cabendo ao leitor formar sua própria opinião e não se deixando levar pela parcialidade do jornal), fiquei realmente chocada com o caminho que essas eleições estão tomando. Fala-se em "fenômeno Netinho" em São Paulo, Tiririca sendo campeão de votos, Lula querendo exterminar o DEM e afirmando "Nós somos a opinião pública".
Vou comentar em especial essas frases do nosso presidente. Parece que Luisinho anda encarnando o Luís XIV e achando que pode tudo. Ele que já havia dito algum tempo atrás algo parecido com ser mais importante que o poder judiciário, em um de seus constantes embates com o TSE por conta de propagandas ilegais em favor de Dilma, agora vem com essa de dizer que o DEM deveria ser extinto, exterminado. É, um cara que, antes de chegar ao poder, lutava pela liberdade política agora sugere que um partido não possa existir. No mínimo, contraditório. (Não estou aqui defendendo o DEM, óbvio que não. Estou criticando a postura contraditória do presidente)
E ele não pára por aí. Lula traz consigo uma candidata com propostas não muito esclarecidas, que não fala muito por ela, tendo no presidente o seu porta voz e que tem grandes chances de ser eleita já no primeiro turno, como vem mostrando algumas pesquisas.
Eu nunca tive simpatia pelo PT e por Lula, mas não sou hipócrita a ponto de não reconhecer que ele fez um bom governo. De fato o crescimento da nossa economia merece destaque. O Brasil se tornou um país respeitado nesse campo, mas não vamos nos esconder atrás disso e achar que está tudo bem. Não está e isso é evidente. Somos uma potência econômica, mas temos problemas sociais alarmantes de país subdesenvolvido.
Não estou aqui fazendo campanha para um ou outro candidato, atacando a Dilma ou coisa do tipo, até porque até agora não me decidi em quem votar. Cada dia surgem fatos e é difícil saber em quem acreditar.
O escândalo da Receita Federal é algo muito grave. Mas a questão é: quem está falando a verdade?
Seria essa uma jogada suja de Serra e do PSDB para conter a crescente de Dilma nas pesquisas? Seria o PT realmente jogando sujo para cima dos Tucanos?
É difícil achar alguém para acreditar. Temos dois lados obscuros nessa história. De um lado os Tucanos que não tem lá um passado muito limpo e de outro as pessoas do 13, que sempre posaram de mocinhos e acusaram os outros de sempre estarem armando contra eles. Mas, cá entre nós, essa fama de mocinhos da história não tem fundamento mais. Afinal, estamos falando do partido do mensalão e que atualmente enfrenta a novíssima acusação de fraude na Casa Civil (já presidida por Dilma) trazendo para os holofotes, quase como uma BBB e seus 15 minutos de fama, Erenice.
Já encheu essa história do PT se esconder e se fazer de vitima o tempo todo, já encheu também a nova postura de coitado do candidato Serra e encheu mais ainda essa postura do povo brasileiro de aplaudir tudo aquilo que Lula diz.Como disse hoje Caetano Veloso: "É impossível não ver a infantilidade na aceitação de tudo o que Lula diz ou faz".
A verdade é que nessa história não existem vilões ou mocinhos, existem pessoas capazes de tudo para chegar ao poder do país mais alegre e carnavalesco de todos.
Eu queria ser tão "otimista" quanto o gênio Tiririca e concordar quando ele diz que "pior do que está, não fica", mas não sei não hein!
Marcadores:
Crítica,
Política
"O Brasil nunca deixa a gente sem piada"
Assinar:
Postar comentários (Atom)

"A verdade é que nessa história não existem vilões ou mocinhos, existem pessoas capazes de tudo para chegar ao poder do país mais alegre e carnavalesco de todos."
ResponderExcluirFaço minhas as suas palavras... "/
Pois é amiga...
ResponderExcluirDps de um período inteiro tendo aula de teoria do estado como nosso queridíssimo professor Bolonha, fica difícil acreditar na seriedade das eleições brasileiras.
O pior é vc ter q escolher entre os MENOS piores, quando na verdade deveríamos escolher entre várias boas propostas, boas políticas de governo... =/
É realmente triste ver um país com tudo pra dar certo ser literalmente boicotado... Mais triste ainda é ver seu povo aceitar tudo isso...
beijos
=]
É isso me deixa mais doente ainda! rs...Nem vou falar do meu estado de saúde, por que não daria aqui em palavras pra reclamar da saúde pública do nosso estado!
ResponderExcluirNa verdade, só sendo um país carnavalesco e bem humorado, pra escolher entre o menos pior e ser otimista achando que não vai piorar... "sei não einh" rs...
Preferia não votar. Até por que não tem em quem votar. Mas como é um pretexto pra voltar a "roça" dia 3 estarei em Itaguaí, cumprindo meu dever civico!
beijos!
Muito bom Jéssica! E acho que, caso a população não acorde, a tendência será essa mesmo,a cada eleição mais gente levando a política na sacanagem.
ResponderExcluir