ENEM: vergonha mais uma vez!



Há pouco mais de um ano atrás eu resolvi começar esse blog. O motivo? Minha vontade de falar sobre o tamanho da minha indignação com a falta de respeito do governo ao meu sonho e ao sonho de milhões de jovens que buscam alcançar a tão sonhada vaga na Universidade, ou seja, falar sobre o repentino e vergonhoso "novo enem". Hoje, volto a falar sobre isso. O Enem que não é mais "novo" e que em dois anos coleciona dois fracassos, duas vergonhas!

Mais uma vez não tiveram o devido cuidado com a elaboração das provas e o problema com a gráfica se agravou! 69 milhões de reais para uma gráfica imprimir errado a tal prova e os cartões respostas! E com isso, prejudicar tantos e tantos jovens!

O ano de vestibular é ,sem dúvida, um ano absurdamente importante e estressante na vida de um adolescente. Além da escolha precoce (Precoce sim! Quem com 16, 17, 18 anos pode ter certeza do que quer fazer para o resto da vida?!), o jovem tem que enfrentar a maratona que é conseguir uma vaga em uma faculdade de qualidade. São muitas horas de estudos diários, dedicação cansativa, poucas horas para dormir (porque um vestibulando se sente culpado quando está dormindo, tem sempre aquele pensamento: "Enquanto eu estou dormindo, meu concorrente está estudando!". Paranóia? Sim! Um vestibulando é paranóico! E falo isso por experiência própria!). O ano de vestibular é decisivo, é cansativo, é depressivo. Os jovens ficam com os nervos a flor da pele e não conseguem falar de outra coisa senão o raio do vestibular!
E o governo respeita isso? APARENTEMENTE NÃO!
Tudo o que eles tem que fazer é elaborar a prova e mandar imprimir corretamente, e com o nosso dinheiro ainda por cima! E nem isso conseguem fazer direito!

E pra piorar não assumem o erro! Vem a público chamar milhões e milhões de estudantes de idiotas, tentando minimizar os erros tão obviamente prejudiciais, tão obviamente grandes, tão obviamente revoltantes!

E aí nos colocamos no dilema: o que fazer agora?
Uma juíza do Ceará suspendeu a prova em todo Brasil. O MEC ainda pode recorrer e anular essa decisão.
Caso essa decisão não seja anulada, os estudantes terão que fazer a prova de novo. Mais dois dias de estresse, de cansaço, de tensão e o pior de tudo, de incertezas! Como confiar no sistema? Como ter certeza que dessa vez vai dar certo?
E se a prova não for suspensa, o que acontecerá com os muitos prejudicados que receberam as provas e os cartões com erros? O Ministro da Educação Fernando Haddad disse em uma coletiva de imprensa, com a cara mais de banana possível, que os prejudicados terão que refazer as provas. Mas APENAS os prejudicados, porque pra ele, o erro não foi tão grave assim, a ponto de terem que anular a prova!
Tá, se SÓ os prejudicados forem refazer as provas, os demais serão prejudicados! Porque isso acarretaria desigualdade de condições entre os candidatos!

É ABSURDO O QUANTO O ESTUDANTE VEM SENDO DESRESPEITADO!

Ano passado essa prova foi jogada em cima de nós (eu era vestibulanda!). Fomos as cobaias, os ratinhos brancos do Haddad! Mudaram tudo de uma hora para outra, pegaram nosso futuro e trataram como se fosse qualquer coisa.
O resultado?! um furto (até hoje não muito bem explicado) de uma das provas e o adiamento da aplicação do exame!
Todo um planejamento jogado no lixo!

E o erro se repetiu! Se agravou!

O fato é que o Enem se tornou a piada nacional, perdeu a credibilidade, ninguém confia mais!


Sabe o que o Coronél Nascimento diz sobre o sistema, sobre o que o sistema quer fazer com a gente? Então, é isso mesmo!


Parabéns, Ministro! Parabéns, Governo!




3 comentários:

  1. Triste!

    A indignação é tanta que faltam palavras!

    ¬¬'

    ResponderExcluir
  2. Tem limite de caracteres? Pq acho q não vo conseguir flar tudo q eu quero!

    Ano passado, eu foi colega da jéssica de vestibular! Melhor, fomos concorrentes amigas! Queriamos o mesmo curso, então uma entendia a outra. O nosso final foi feliz: Ambas conseguiram passar pra msm universidade =)
    Mas, pro nosso final ser feliz, sofremos muito! Sim, fomos cobaias desse tal de ENEM! No começo do ano, tudo mundo desacreditava dele... mas ele foi chegando devagar e qnd vimos já estavamos na TURMA ENEM! E, ele quis sentar na janelinha! Chegou botando banca e moral. Nos conformamos, estudamos e qnd estavamos protissimas pra prova: ela foi roubada! Oh god! Pior q banho com agua gelada!

    E, dps nos jogaram um prova MAL FEITA, MAL ELABORADA, COM QUESTÕES INJUSTAS... aff

    O enem é podre! Muito podre!

    Tenho pena dos vestibulandos! E, minha memória, diferente da dos outros brasileiros, não é curta! Eu não esqueci do enem e nem vo esquecer! A cada ano q passa vou esperar ansiosa pelo novo erro! Alias, ano q vem farei a prova! rs

    Isso é um grande desrespeito com aqueles que querem lutar por um Brasil melhor.

    Como eu sou uma otimista incorrigível, espero do fundo do meu coração que eles resolvam da melhor maneira a confusão desse ano e que ano q vem tudo de certo! =)

    boa sorte a todos os vestibulandos

    ResponderExcluir
  3. O Lula com esse papo de deixar os estudantes em condições de igualdade, dizendo que "Vamos aplicar quantas provas forem precisas para ninguém sair prejudicado", acho que ele não percebe que só de fazer um vestibulando ter que fazer uma prova enorme como é o ENEM já está o deixando em pé de desigualdade, pois há todo o desgaste físico e mental e, muito provavelmente, com um calendário de final de ano apertadíssimo, o estudante terá que optar entre fazer o ENEM novamente ou uma prova de uma universidade pública ou particular.

    Injustiça completa! É uma falta de consideração com quem se preparou um ano todo para esse desafio. Lamentável!

    Desde o primeiro momento eles já deveriam ter excluído essa gráfica da concorrência que decidiria qual iria imprimir as provas, pois, se não me engano, lá no início já haviam indícios de possíveis falhas que poderiam acontecer caso ela fosse escolhida. (por favor, corrijam-me se eu estiver enganado)

    Fica registrada minha indignação com esse novo e desastroso ENEM. É uma pena que um projeto como esse, que já beneficiou milhares de brasileiros (eu, inclusive) esteja sendo conduzido de uma maneira tão descomprometida com o esforço de milhares de jovens, e frustando tantos sonhos e planos para o futuro.

    Rômulo Maia

    ResponderExcluir