Porque 2011 vai ser o melhor ano da minha vida e pode ser o da sua também



Por Rodolfo do Couto Maia

Sim, eu sou um otimista por natureza, antes de tudo quero deixar isto claro. Eu sempre acho que o que está por vir na minha vida pode ser melhor do que tudo o que já aconteceu. E não é difícil de entender o porquê disto também, já que eu tenho apenas 25 anos, é meio que “natural” eu esperar que o melhor da minha vida ainda esteja por vir, embora muitas pessoas digam que as melhores épocas são as da adolescência e da faculdade, mas chega de blá blá blá e vamos ao que interessa que é tentar fazê-los entender o porquê do meu rompante de otimismo com relação a 2011, e o mais importante, porque vocês também podem e devem se empolgar.



Como eu disse, eu tenho 25 anos, acabei de completar meu primeiro quarto de século de vida e, em minha opinião, é justamente neste período (com uma variação de mais ou menos 5 anos, sempre que eu me referir a período de tempo levem em consideração esta variação) que montamos o alicerce do que será nossa vida. Por não termos as obrigações que adquirimos na vida adulta é neste período que acumulamos e recebemos mais informações e conhecimento do que em qualquer outro período, vivemos para isso, estudar e nos preparar, justamente para sermos capazes de encarar as responsabilidades que nos esperam.


O segundo quarto de século é “O” período, explico-me. É neste intervalo de vida que temos tudo de bom combinado, isto é, saúde, maturidade, disposição, motivação, o auge da atividade cerebral é aos 22, porém não há uma perda significativa que comprometa a busca dos seus sonhos, dos seus objetivos. Foi nesta etapa da vida onde a grande maioria das pessoas que revolucionaram o mundo o fizeram. E é nesta etapa que a grande maioria das pessoas impulsionam suas carreiras, constituem família, adquirem seus bens, enfim, se tornam bem sucedidas e atingem seus objetivos.


E é ai onde eu queria chegar, em 2011 eu estou entrando neste período, onde eu espero pavimentar da melhor forma o caminho para realizar todos os meus sonhos e desejos e, coincidentemente, é o início de uma nova década, que eu também espero que seja a melhor da minha vida e acho que pode ser a melhor da vida de vocês também. Será para mim o intervalo 25-35 anos, é neste espaço de tempo que eu desejo dar total solidez e rumo à minha carreira, desejo conhecer vários outros países e culturas, espero conseguir continuar indo na Ilha Grande pelo menos uma vez ao ano. Desejo conhecer a mulher da minha vida, casar e ter meu primeiro filho, espero ter comprado meu apartamento na zona sul (rsrs) e ter uma vida estável e confortável, e o mais importante, espero estar ainda mais apaixonado pela vida, pelo o que eu faço e pelas pessoas que escolhi compartilhar momentos e lembranças.


Então, se você tem mais ou menos a minha idade, agora ficou fácil entender porque você também deve ter esse otimismo com relação a 2011 e a esta década que se inicia, as perspectivas são infinitas e todos os sonhos são palpáveis. Além do mais, a década por si só já é motivo para isso, teremos a Copa do Mundo em 2014 e a primeira Olimpíada no Brasil, no nosso amado Rio de Janeiro em 2016. E por falar em Rio, estamos vivendo um bom momento na segurança pública, com franca revolução contra o tráfico de drogas. A PAZ DOS VAGABUNDOS ACABOU! Não tem como não ser otimista.


Agora, se você tem menos de 20 anos, aproveite este ano para consolidar da melhor forma sua formação para quando entrar no segundo quarto de século da sua vida, para que você possa ter as melhores perspectivas possíveis quando chegar o momento de realizá-las. E aproveite bem a juventude, é muito gostoso, e você vai olhar para trás e vai sentir que podia ter aproveitado melhor, se sentir isso mesmo, parabéns, você é normal... hahaha. Brincadeiras à parte, se sentir isso dessa forma é porque de fato você amadureceu de alguma forma e entendeu que poderia ter extraído mais coisas de cada momento, e isso acontece com quase todo mundo, mas não fique se remoendo, use isto para aproveitar as oportunidades do futuro, porque ai sim serão as verdadeiras oportunidades da sua vida, que irão conduzi-lo à felicidade. A adolescência foi só uma prévia pra gente aprender a viver, infelizmente muita gente não consegue se desprender desta época, porque é uma época fácil de viver, e se tornam péssimos adultos.


Quem tem mais de 40 anos e não atingiu seus objetivos ou está com a vida estagnada, deve estar achando que os condenei ao insucesso até o fim da vida. Não, muito pelo contrário, meu conselho aqui é ARRISQUEM-SE. Vocês tem toda uma vida pela frente, afinal ninguém sabe o dia que vai morrer. Eu sei que nesta altura da vida as obrigações consomem grande parte da nossa energia, que por sua vez já não é a mesma da juventude, porém nunca é tarde para correr atrás dos nossos sonhos e, parando para analisar friamente, o que você terá a perder arriscando-se nesta idade? Nada, absolutamente nada, o máximo que pode acontecer é sua vida continuar estagnada e você não ter atingido seus objetivos, mas calma ai, é EXATAMENTE como ela se encontra neste momento, então não há nada a perder, só a ganhar. É óbvio que não recomendo aqui que seja irresponsável com suas obrigações mais elementares, mas corra o risco no resto, vai valer à pena.


Quando falo em sonhos e objetivos, me refiro a todo tipo de coisa, ampla e irrestritamente, dos mais simples aos mais grandiosos. Por exemplo, se você quer, neste ano, perder 11 quilos, se isso realmente faz diferença para você, acho válido, corra atrás desta meta, SE COMPROMETA. É justamente criando o hábito de se comprometer que se consegue a determinação e disciplina necessárias para realizar nossos maiores desejos, e começando com objetivos mais simples é a forma mais fácil e o pontapé inicial também, não se realiza um grande sonho de uma vez só, este é construído através da realização de pequenas coisas, que se somam e conduzem sua vida à grande realização. Vou usar uma analogia para explicar melhor, vamos supor que você queira construir uma grande mansão (o grande sonho), você simplesmente não coloca ela lá inteira sobre o solo, você tem que levantar a primeira parede (sonho simples) e para isto precisa colocar um tijolo de cada vez (atitudes para a realização do sonho).


Bem, no geral era isso, espero ter contagiado a todos com meu otimismo para 2011. Desejo tudo de melhor para todos, que consigamos criar os hábitos necessários para atingirmos nossos objetivos e, principalmente, para sermos mais felizes. Vamos lembrar com prazer do passado e aprender com ele, mas não deixá-lo ser uma ancora que nos impede de progredir, vamos nos permitir mais, vamos arriscar mais. Vem 2011, Vem!!!








0 comentários:

Postar um comentário