Pois é, hoje é o Dia Mundial Sem Tabaco e eu podia vir aqui e colocar todas as estatisticas de mortes causadas pelo tabaco, podia nomear todos os tipos de doença que fumar causa, podia usar nomes técnicos e números impressionantes. Mas, deixarei isso com os especialistas. Já tem muitos textos assim pela internet.
Quero falar de outra coisa. Quero expor minha opinião sobre o cigarro e como ele afeta a minha vida.
A primeira coisa é: Por que as pessoas começam a fumar? Não me venham dizer que é porque é bom, porque todos sabemos que não é. É uma coisa que fede, faz mal e incomoda. Como pode ser bom? Algum fumante quer se manifestar e tentar me explicar? Juro que estou aberta a explicações.
Está bem, você acha legal fumar e me diz "a saúde é minha, eu faço com ela o que eu quiser". A saúde é sua uma ova. A saúde é minha também. Você fuma ao meu lado. Joga essa fumaça toda para fora e ela vem para mim. Pra mim. Eu. Que não fumo, mas que fico com esse cheiro horrível de cigarro. Eu que sou alérgica e fico dias e dias com dor de cabeça e com o nariz péssimo porque você acha que é legal fumar. Eu que tenho rinite. Eu que tenho sinusite. E fungo, e sinto dor, e sacrifico meu dia, minha semana, pra você, fumante, ter o seu minutinho de prazer mortal.
Foi-se o tempo em que fumar era sinônimo de poder, isso acabou meu caro amigo, fumante. Foi-se o tempo em que fumar era "cool".
Não sou a dona da verdade, mas isso é uma verdade universal.
O mundo já tem tanta coisa ruim para todos os lados, tantas doenças, tantos cheiros horriveis, tanta poluição que acaba com a nossa saúde. E você aí, se poluindo voluntariamente, me poluindo também.
E é aí que está a maior injustiça do cigarro. Se fizesse mal só a você, eu nem me meteria. A vida é sua. Mas faz mal a quem está ao seu lado.
Sabe, você não conhece a vida da outra pessoa. Não sabe o quanto aquele cigarro que você está fumando ao lado dela vai prejudicar o seu dia. Digo isso por experiência própria. Uma pessoa fuma ao meu lado e meu dia acaba. Minha cabeça lateja. Se eu estiver indo a faculdade, só consigo entender a aula a base de Tylenol ou Doril. Você fuma e eu preciso de remedio. Mundo injusto!
Tá bem. Coca cola faz mal, Mc Donalds faz mal, catchup é um veneno. Mas ingerindo isso estou fazendo mal somente a mim, não solto nenhuma fumaça por aí. E usar isso para contra argumentar o que é dito sobre o cigarro chega a ser medíocre. Argumente, mas tenha consciência sobre o que diz, pois o assunto não é piada. É sério, muito sério, aliás.
Eu respeito o seu direito de fumar. Mas respeite também o meu direito de não querer que você fume perto de mim. O seu espaço termina onde o meu começa e a fumaça não respeita tais limites.
Eu sei o quanto é dificil largar um vício. Ainda mais se você fuma a anos. Mas se conscientizar que faz mal e ter a vontade de parar já é o primeiro passo.
Respeite a sua saúde e por favor, respeite a minha também.
Marcadores:
Por aí
Aos fumantes...
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Eu me recuso um pouco falar sobre isso, por que envolve muito mais do que saúde, do que incomodo. Envolve sentimento, o quanto você se importa com a pessoa que é fumante e como é difícil lidar com o vicio alheio. Mas de qualquer forma adorei o texto, é sempre bom um alerta e uma discussão saudavel sobre o assunto. O Cigarro tirou meu Pai de perto de mim, levou alguns tios e tias também e não é hipocrisia falar o quanto o ODEIO, mas aprendi a respeitar o vicio sem me prejudicar junto. Quer fumar ? ótimo, LONGE DE MIM...!
ResponderExcluirSe eu for argumentar, vc vai dizer a mesma coisa que disse quando estavamos discutindo sobre politica na sua casa. Eu tenho o que falar... enfim, escreveu bem.
ResponderExcluir