Saudades de alguma delicadeza



Li essa frase no livro "Amor é prosa, sexo é poesia" do Arnaldo Jabor há alguns anos atrás e me encantei com ela. Dizia assim "Ando com uma fome de arte, ando com saudade da beleza, ando com saudade de tudo, saudade de alguma delicadeza, paz, pois já não agüento mais ser apenas uma esponja absorvendo e comentando os bodes pretos que os políticos produzem no Brasil e o Bush lá fora". É, tem tempo isso... época daquela criatura chamada Bush e na qual o trema ainda existia. Mas gente, acho de uma atualidade impressionante tudo o que Arnaldo disse.
É isso. Não aguentamos mais! Não aguento mais tanta coisa feia, tanta gente doida (doida no pior sentido, pq existem as pessoas doidas legais que eu adoro, mas isso é papo pra outro texto), tanta desconfiança, tanta mentira, tanta falta de fé (fé! Não me refiro a religião), tanta violência, tanta gente ruim, tanta falta de amor, e principalmente tanta intolerância.
É nessa palavra que eu queria chegar: intolerância. As pessoas estão cada vez mais intolerantes, mais mal educadas, mais desesperadas.
Há intolerância em tudo. Intolerância para quem tem uma opção sexual diferente, intolerância racial, intolerância musical. Intolerância pra tudo quanto é lado e em todos os setores e classes.

Pessoas entram atirando em escolas e matam crianças. Como se explica isso?
Os psicólogos vem com mil e uma explicações. "Ah ele sofreu bullying quando era adolescente" e eu pergunto ''E DAÍ?". Tá, um garoto é rejeitado pelas meninas quando tinha 14 anos, cresce e resolve matar várias pessoas QUE NÃO TINHAM NADA A VER COM ISSO?!
E daí que ele sofreu bullying? E daí que ele era rejeitado?
Parem de tentar encontrar explicação pra loucura, NÃO TEM EXPLICAÇÃO! A loucura jamais vai ter lógica.
Bullying? Também sofri! Também fui chamada de feia, de chata, de pintora de rodapé, de estranha, de vassoura ambulante, de CDF. Também fui rejeitada por pessoas muitas vezes. E aí? Vou sair por ai atirando em todo mundo ou fazendo um monte de bobagens, porque a sociedade me deu motivo pra isso? Por favor, né!
O bullying existe sim. Crianças podem ser muito cruéis na escola, eu sei que podem! Mas bullying jamais pode ser apontado como motivo ou justificativa para as crueldades que estão acontecendo! Pelo amor de Deus, psicólogos e chamados especialistas do assunto, parem de repetir isso! (eu tinha escrito "calem a boca" com um palavrão no meio, mas seria intolerância minha!)
Aquele monstro era louco, era cruél, não há defesa pra ele e nem explicação pro que ele fez! Parem de tentar! Obrigada!

Outro exemplo de intolerância foram as declarações do nosso... do nosso.... bom, do Deputado Jair Bolsonaro.
Gente, a opinião dele sobre gays não era surpresa pra ninguém. A fama do Seu Jair é antiga. Homem retrógrado e autoritário, preconceituoso sim! E ele é Deputado por que mesmo? Por que colocaram ele lá, porque em pleno século XXI tem gente que pensa como ele. Pois é... tem!
Foi absurdo o que ele falou? Foi! Me deu nojo? Deu! É inadmissível que uma pessoa ainda pense assim?! Não sei. Cada um tem o direito de pensar o que quiser.
É a opinião dele, respeitemos! E lutemos pela nossa!
Também somos intolerantes com os intolerantes! Todo mundo tem o seu lado intolerante!
Mas, é como dizia Voltaire "Eu posso não concordar com uma só palavra que você diz, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-las"


Outra intolerância? A do futebol. Hoje teve clássico. O famoso Flamengo x Vasco. E aí? Pessoas morreram! O que? Pessoas morrem porque torcem pra times de futebol diferentes? Pois é. Morrem.
Olha o tamanho do absurdo!
Eu amo futebol e o que sinto pelo Fluminense não consigo nenhuma palavra que seja o suficiente pra explicar, mas vou sair por aí agredindo flamenguistas, vascaínos e botafoguenses?
Bandidos se infiltram nas chamadas "torcidas organizadas" e marcam brigas pela internet, bandidos vão ao estádio não com suas camisas e suas bandeiras, vão com pedaços de pau, bombas e armas. Bandidos sim! Não são torcedores. São bandidos, marginais...
E olha o cúmulo do absurdo. Tem time em que a própria torcida briga entre si! Aí cabou... É tipo, torço pro mesmo time que você, mas minha torcida tem um nome diferente da sua, então você tem que apanhar e morrer? Por que isso, gente?
Vamos começar a nos respeitar! Por favor!
Futebol pra muita gente é coisa séria (pra mim é), mas antes de mais nada futebol é diversão. O futebol é lindo justamente porque existem vários times, várias torcidas.
Confesso a vocês. Não gosto do flamengo e as pessoas sem freio me irritam. Mas e daí.... faz parte! É o futebol!
Um ganha, outro perde... e aquele que não tem nada a ver com a história zoa o time que gostar menos. Isso é futebol! Isso é paixão! Isso é saudável! Isso é respeito!
Parabéns ao Flamengo! Parabéns ao Vasco!

Comecei esse texto ontem e já no começo eu vinha com o famoso "gentileza gera gentileza". Mas hoje mudei. Porque pra minha surpresa, ao abrir a Revista do Globo, me deparei com um texto que tinha esse título e que falava do mesmo assunto que eu. Falava dessa falta de gentileza, tolerância e educação que está acontecendo no mundo.
Todo mundo está percebendo! O mundo está muito de cabeça pra baixo. Os valores estão sendo invertidos. E estamos permitindo!
Por que permitimos isso? Onde estamos errando? Vamos sentar e rever nossos conceitos? Vamos, por favor!
Pra onde foi a educação do povo brasileiro? É raro ver uma pessoa mais jovem dando lugar a um idoso que acaba de entrar no ônibus lotado, não vejo mais as pessoas se oferecendo pra segurar a mochila pesada daquele estudante que está cansado e em pé, não vejo mais ninguém dando "Bom dia", "Boa tarde" e "Boa noite". Esses dias eu segurei a mochila de um homem no ônibus e estou esperando o "Obrigado" até agora.
Há uns meses atrás eu passei muito mal no ponto de ônibus, sentei no chão completamente tonta, literalmente joguei minha mochila. Quanto tempo eu fiquei ali? Cerca de 30 minutos. Pessoas passavam, pessoas estavam ao meu lado, na minha frente... e meia hora depois que uma menina que tinha acabado de chegar no ponto veio me perguntar se eu tava bem e se eu estava precisando de ajuda.
Onde está a delicadeza? A delicadeza do gesto, do sorriso, do "bom dia", do "Tá tudo bem com você?", do "Posso te ajudar?".
É isso. A delicadeza sumiu. E eu confesso, estou morrendo de saudades dela.

Cadê a poesia? Cadê o romantismo? Cadê a admiração? Cadê o respeito? Cadê a beleza?

Poesia encanta, delicadeza nos derrete, educação é obrigatório e respeito é essencial. Gentileza gera muito mais que gentileza.

Vamos aprender a ser mais tolerantes, a respeitar mais o próximo, vamos voltar a ver a vida de uma forma bonita. Vamos, gente? Diz que sim... por favor....




2 comentários:

  1. "Não gosto do flamengo e as pessoas sem freio me irritam." A MIM TBM!
    - Vou mandar pra pqp o primeiro sem freio que me zuar hoje na faculdade! RS
    Intolerância está por tooodos os lados, mas é preciso mesmo rever os níveis para que os mesmos são sejam ultrapassados e aceitos com naturalidade.

    Gostei muito do texto!
    [e não matarei nenhum sem freio mais.... rs]

    ResponderExcluir
  2. "Também somos intolerantes com os intolerantes! Todo mundo tem o seu lado intolerante!"

    Verdade...
    Adorei o texto, gostei especialmente do titulo...

    ResponderExcluir