"Todo mundo tem o direito de dar defeito um dia..."



...Um dia ouvi essa frase em uma novela e cismei com ela. Como se já não bastasse ela ter sido dita pelo meu personagem preferido, ela foi dita em um momento em que eu, de fato, estava dando defeito. 
Dar defeito não é um defeito, dar defeito faz parte da vida, é sim um direito que nós temos. Temos o direito de enlouquecer algumas vezes. O mundo merece nossa loucura. 
Dar defeito não é ruim, é bom. Mas com moderação. Dar defeito é discordar do mundo e andar na contra mão. Dar defeito é questionar, é querer respostas, é buscar, é não concordar.
Eu dou defeito freqüentemente e no dia em que isso parar, acho que tudo perderá o sentido. No dia em que eu parar de dar defeito é porque minha busca terá terminado e eu terei me tornado uma pessoa comum e conformada. Meu maior medo é esse, me tornar uma pessoa assim.
Eu sou uma questionadora natural, o mundo me deixa curiosa e não sossego enquanto não descubro tudo o que eu quero. E mais do que descobrir, preciso entender. Porque quando descubro, mas não entendo, aí que o defeito fica maior ainda. Aí é um Deus nos acuda e um salve-se quem puder. Me torno o pior dos seres. Quem me conhece, já está acostumado. Quem está me conhecendo, estranha, estressa. E quem ainda não me conhece, não sabe o que é uma pessoa curiosa. 
Mas dar defeito sem moderação não é bom. Te prende, te deixa tensa, causa problemas com quem se gosta, principalmente se esse alguém não entender esse tipo de defeito, se esse alguém não tiver paciência e principalmente se esse alguém tiver medo das respostas, das verdades (a maioria das pessoas tem esse medo). 
Dar defeito é um direito. Dar defeito faz parte da vida. Dar defeito é uma qualidade. Permita-se dar defeito também. Mas aprenda a se consertar logo!







3 comentários:

  1. Tem certeza que vc não veio com defeito de fábrica? hehe

    Dou defeito direto também, vc sabe. Qndo isso acontece, vc costuma dizer q é a kriptonita vermelha! rs

    ResponderExcluir
  2. Acho que o bacana da vida é isso mesmo, errar, aprender, se reinventar após cada defeito, cada constatação e visão de mundo. E também acho que todo mundo que escreve já vem com defeito de fábrica, nós passamos para as entrelinhas aquilo que muita gente não decifra nem no próprio coração que dirá na cabeça.

    ResponderExcluir
  3. Uns vem com defeito de fábrica, outros dão defeito devido as kriptonitas da vida, alguns defeitos se dão pelo tempo, pela sociedade ou pela personalidade.... mas o fato é: todo mundo dá defeito um dia! rs

    Obrigada pelos comentários, meus queridos!
    Voltem sempre =)

    ResponderExcluir