A crônica de um dia salvo por um sorriso



Eu até pensei em reclamar do meu dia de hoje que não foi lá muito legal. Como sempre muitas cenas tristes no Centro do Rio, muito calor, bastante tempo esperando o ônibus que veio absurdamente lotado e quase duas horas em pé, suando, com gente me empurrando por todos os lados, gente querendo brigar (o tipo de coisa que não consigo entender), gente falando muito alto para piorar a situação que já não estava boa, mas ainda assim, uma moça bem gentil que se prontificou a segurar minha pasta. Enfim, quando desci do ônibus agradecendo a todos os deuses, fadas e forças da natureza por sentir o vento, por poder respirar novamente, presenciei mais uma cena que me entristeceu. Um senhor caiu na minha frente, velhinho com seus cabelos brancos. Parei, ofereci minha ajuda para levantá-lo e percebi que ele estava bêbado. Tão triste isso. Triste ver as pessoas que se entregam ao vício. Era um senhor, que deve ser avó de alguém e ao invés de estar brincando com seu netinho, estava caído, numa rua, as 7 da noite. E ali ele preferiu ficar. Continuei a andar. Tinha que ir ao mercado. Uma das piores coisas que temos que fazer quando moramos sozinhos. Sim, estava pra baixo. Não gosto dessas cenas. Mas quando cheguei ao caixa fui me alegrando. A moça do caixa me deu um boa noite tão feliz e com um sorriso tão grande que fiquei até sem jeito de demonstrar minha tristeza.
Ela puxou papo (um dia ainda vou entender porque as pessoas que não conheço adoram puxar papo comigo). Perguntou se eu já tinha visto "Amanhecer", achei engraçado. Ela nem me conhecia, mas já foi me dizendo toda feliz que estava louca pra ver. Conversamos até ela terminar de passar minhas coisas, me despedi e vim para minha casa. Eu, as sacolas, o calor, e dessa vez, não mais a tristeza, mas sim o sorriso.


Eu posso ter tido um dia ruim. Mas eu cheguei em casa bem. Posso ter pego um ônibus lotado (e isso é tão comum, não sei porque hoje me incomodou tanto), mas pelo menos tenho uma condução que me traz até em casa. E sabe do que mais? Tenho casa! Posso chegar, tomar um bom banho, comer bem e deitar na minha cama quentinha, ver minha novela e meu futebol, mais tarde um filme...
E antes de dormir, vou ouvir alguém dizendo que me ama. E amanhã quando eu acordar também. E no final de semana ouvirei isso dos meus pais. E do que mais eu preciso nessa vida além de amor?


Eu e muita gente temos a péssima mania de reclamar de tudo. De achar que nossos problemas são do tamanho do mundo, que sofremos, que nossa vida é dificil. Mas sabe o que é do tamanho do mundo? Nossa falta de bom senso! Temos uma vida incrível, com obstáculos que são comuns a todos. Mas quando passamos por todas as coisas "ruins" temos o nosso paraíso particular nos esperando.
Então, vamos parar de reclamar tanto? A vida é incrível sim. A minha é, e a sua provavelmente deve ser. E diante disso tudo, vamos combinar uma coisa? Vamos sorrir, porque tô pra ver uma coisa que faça melhor ao espírito do que um sorriso sincero! Muito obrigada moça do caixa por ter sorrido para mim. E desculpe a indelicadeza de não ter perguntado seu nome, mas é que o papo estava tão bom ;)



O bem que um sorriso faz! 




3 comentários:

  1. Que foto MA-RA-VI-LHO-SA! *-* Me apaixonei mais, meu amor! Ah amor, vc ja deveria se acostumar com essas figuras do RP. rs... Mas que bom que seu dia seguiu bem, depois disso! =) Fico feliz em saber dessas coisas. Te amo! <3

    ResponderExcluir
  2. Faz tempo que não passo por aqui... Sou fã dos seus textos como você bem sabe, e por várias vezes já senti o gostinho descrito nesse texto em especial, essa coisa de "é melhor ganhar o dia por nada, do que perde-lo por tudo". Gosto dos seus textos assim de cotidiano, aproxima mais, é mais leve e delicado (nada contra quando você esbraveja contra corrupção e demagogia...você vira uma leoa típica Paola... o que também é admirável). Tô aqui esperando textos novos. Bons ventos Silvano.

    ResponderExcluir
  3. Tenho certeza que se eu voltar e ler esse texto daqui a 10 anos ele vai continuar atual.

    ResponderExcluir