A fé e os modismos....



As redes sociais estão cada vez mais cheias de pessoas intolerantes. E essa intolerância é facilmente percebida, está estampada nos milhares de perfis espalhados pela rede e está ficando incontrolável e sem limites.


A internet é uma ferramenta livre (ainda que isso esteja sendo ameaçado, mas não é assunto pra agora), mas a liberdade quando usufruída sem bom senso e respeito acaba se tornando uma arma.
O assunto que mais tem me chamado a atenção é um assunto sobre o qual nunca gostei de falar, por achar que realmente seja, de certa forma, indiscutível. E o assunto é religião. Cada um sabe em que acredita, a fé é algo que é só nosso e de mais ninguém e portanto, como toda crença, como toda opinião, deve ser respeitada.
Vou falar sobre aquilo que eu acredito, da minha fé e posso falar dela sem problema algum porque ela é minha. Acredito em Deus, tenho uma Nossa Senhora Aparecida no meu quarto, rezo quando tenho vontade, mas não rezo aquelas orações prontas, rezo conversando, falando as coisas que vou sentindo e as palavras vão saindo. Essa é minha fé. Esse é meu contato com Deus. Acredito que Ele esteja em todos os locais e não preciso ir a Igreja para ouví-lo ou ser ouvida. E não, não sigo religião alguma.


Mas essa é a minha fé, é a minha opinião e a minha crença, eu não fico criticando as pessoas que vão a Igreja, as pessoas que seguem determinada religião. E acho muito errado quem faz isso. É seu direito não acreditar em nada, não ter fé em Deus ou achar religião uma estupidez, mas não, não é seu direito chamar de alienado quem acredita, não é seu direito fazer piada com a fé das pessoas, não é seu direito zombar de quem ora ou reza.


Alguns ateus dizem que quem segue alguma religião ou acredita em Deus tem a mente pequena. Desculpa, mas pequena é a mente de quem pelo simples fato de não acreditar não aceita o direito de cada um de acreditar e seguir aquilo que bem entender. As pessoas mais ignorantes e com as menores mentes são aquelas que não aceitam que possam existir no mundo opiniões diferentes das delas. 


Assim como é errado aquele que é religioso dizer que o ateu é o que há de pior na sociedade. O ateu tem todo direito do mundo de não acreditar. O agnóstico também tem sua crença. Enfim, cada um é cada um. Tem gente que não tem fé em Deus, mas tem fé no amor, tem fé em si mesmo, tem fé nos seus pais, enfim, existem muitas crenças, muitas formas de se apegar em alguma coisa, muitas filosofias de vida. O segredo é respeitar para ser respeitado.


Também digo isso as pessoas que são evangélicas e criticam o catolicismo, aos católicos que zombam dos espíritas e assim por diante, aos religiosos que falam atrocidades sobre os ateus e a todos aqueles que se julgam melhores do que os outros por serem de uma determinada religião.


Aí você vai me dizer "ah, eu tenho o direito de falar que não acredito". Tem! Tem sim! Assim, como quem acredita tem o direito de dizer que acredita. E ponto! O que eu acho errado, e mais do que errado, acho de um retrocesso absurdo e de uma falta de humanidade maior ainda é a pessoa ficar chamando o outro de alienado por uma coisa que ele sente, que ele pensa, que pra ele é de extrema importância. Você pode dizer "Eu não acredito em Deus e ele não existe", mas você não pode publicar fotos ridicularizando a imagem de Deus, ofendendo a crença alheia, diminuindo aqueles que acreditam em algo.


Mais importante do que a religião e a crença é o respeito. Respeito é a palavra que foi esquecida. Tolerância é a prática que foi deixada de lado, coexistência com o diferente é o que tem que ser exercido. Uma vez eu disse em algum texto que o que torna o mundo bonito, são justamente as diferenças e que não existe nada mais lindo do que um pensamento único e seu. Mas será que esse pensamento é próprio mesmo? Ou será que isso está acontecendo porque as pessoas resolveram entrar na modinha? Querem fazer os polêmicos? Quem realmente acredita em algo, não precisa ficar reafirmando isso o tempo todo. Simplesmente acredita e é bem resolvido com isso. Não se incomoda com o diferente e não precisa ficar repetindo, como se estivesse ele mesmo, tentando acreditar naquilo que diz. Pois é.


Enfim, que as pessoas cresçam, aceitem o diferente, aceitem que nenhuma mente é igual a outra, entendam que não existem mentes superiores ou inferiores, existem mentes diferentes, mas sim, existem as mentes prepotentes. Que as pessoas aceitem que cada um tem um estilo de vida e da mesma forma que você não quer que seu estilo seja criticado ou ridicularizado os demais também tem esse direito.


Mas preciso confessar uma coisa. Tem uma fé que eu vejo cada dia diminuir mais dentro de mim. A fé na humanidade!






                                              E há quem diga que eles é que são os irracionais.




6 comentários:

  1. É o típico assunto "Silvano": polêmico, mas que faz parar pra pensar. Tenho visto a mesma coisa nas minhas redes sociais, e tento não me incomodar ou fechar os olhos, mas o que acontece é que acabo tomando uma antipatia por esse tipo de pessoa prepotente e arrogante. Acho que se torna (analogia tosca.. mas vamos lá..) como se fosse uma briga de times rivais, dificilmente há respeito, há o saber vencer e o saber perder, por isso vemos tantas mortes e brigas durante e depois dos jogos decisivos. Futebol é outro assunto indiscutível mas também deve ser defendido, acho que tem tempo que a sociedade anda deturpando as coisas. Fé é individual, time é individual, é além das tradições familiares, é você com você mesmo. O "eu" só se deturpa e é ignorante suficiente para não respeitar o outro, quando já não tem fé nem em si mesmo, ai precisa criticar o outro como auto-firmamento. É difícil ter fé na humanidade hoje em dia, mas vamos seguindo em frente tendo fé no que nos faz bem... (ah, preciso dizer que gostei do texto?! Parabéns)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um dia ainda coloco seus comentários lá em cima... como textos principais! São sempre excelentes complementos, de uma qualidade incrível! =) Muito obrigada sempre!

      Excluir
  2. Concordo totalmente com vc garota..... que bom q vc largou o direito.....rsrs bjs e parabéns

    ResponderExcluir
  3. Pessoas como você e com opiniões assim é que ainda mantém minha fé nos homens. Obrigado por ajudar a não deixar isso morrer :)

    ResponderExcluir