Um pouco de inspiração....



Hoje quero começar aqui no blog uma sessão de textos nos quais vou indicar livros que serviram de inspiração na minha vida. Livros que contribuíram para o meu crescimento, que me fizeram refletir, que me alegraram, enfim, livros que fazem parte de mim.

A intenção era fazer um Top 10 dos meus preferidos, mas sou apegada demais aos meus livros para colocá-los em algum tipo de grau de preferência (rs). Então, optei por colocar um de cada vez. E assim poderei sempre indicar alguma leitura valiosa.

E a primeira inspiração que indico a vocês é: A Lição Final de Randy Pausch (com colaboração de Jeffrey Zaslow)


                                                "Se a princípio você não conseguir, tente um clichê"

O livro foi lançado em 2008 e é o que eu chamo, em minhas palavras loucas, de uma espécie de autobiografia conselheira educacional encantadora de Randy para seus filhos. O que seria uma autobiografia conselheira educacional encantadora? Bom, para mim o livro conta a vida do autor, mas não é esse o objetivo. O objetivo é deixar aos filhos os conselhos de uma vida, as lições aprendidas, as fontes de inspirações, uma espécie de conversa entre pai e filhos, em forma de livro. Randy descobriu que estava com câncer em estado terminal e viu no livro uma forma de sempre estar ao lado dos filhos. A leitura é surreal, é leve e ao mesmo tempo instigante, daquelas que com uma simples frase nos levam as maiores reflexões. Tem um toque de doçura, um tom paternal, é lindo.

Nas palavras de Randy, o livro é uma continuação da palestra que ele ministrou na Carnegie Mellon University, a "Palestra de Despedida" que percorreu o mundo pela internet e comoveu milhares de pessoas. Tanto o livro quanto a palestra foram as formas encontradas por Randy de auxiliar na educação e na vida de seus filhos, mesmo estando ausente.

"Se eu fosse pintor, teria pintado para eles. Se fosse músico, teria composto uma música. Mas, como sou professor, dei uma aula." Palavras de Randy na introdução do livro, se referindo a Palestra de Despedida.

A delicadeza de Randy, sua vontade de viver, de ser feliz até o último dia, de ser para seus filhos um exemplo, tudo isso é emocionante, comovente. Sem dúvida, um dos livros mais incríveis e encantadores que já tive o prazer de ler. Sua história de vida, seus pensamentos, são de uma sabedoria sublime. Um homem admirável que deixou a seus filhos a melhor herança: um livro.

Leia, inspire-se, emocione-se, chore, ria, aprenda.... assim como eu aprendi com Randy Pausch.

"As vezes basta pedir e todos os seus sonhos se realizam"







1 comentários:

  1. Cara, realmente fascinante! Também li o livro em 2008 sem saber o que estava por vir em 2010/2011. É por essas e outras que temos que aproveitar a vida, sem um roteiro padrão, cada um de sua forma. A qualquer momento a vida pode nos dar um prazo de validade, que muitos não vão saber lidar, e outros serão brilhantes como Randy. Este livro pode ser um importante presente para quem se encontra na primeira denominação, perdidos com a doença.
    Agora vou ter que ler novamente, acredito que verei mais detalhes do que na primeira vez...
    Obrigado!!!

    ResponderExcluir