E o respeito ao consumidor...




.... é praticamente inexistente nesse país!

Ando impressionada com a falta de respeito por parte das empresas prestadoras de serviços. Esse problema não é novo, vem de muito tempo e sempre acreditei que os culpados éramos nós. Acreditava nisso por achar que a falta de reclamações era o motivo de tal desrespeito. Mas não é verdade. As pessoas reclamam sim. Mas nada é feito! E chega uma hora que a gente cansa. Ninguém tem um dia inteiro para gastar no telefone reclamando, denunciando. Infelizmente.
E o grande problema é que somos reféns dessas empresas. A falta de concorrência faz com que elas se achem as donas do mundo e cá entre nós, elas realmente são.
Um exemplo, onde eu moro só existe uma empresa que realmente forneça um bom serviço de internet. Tive outra, mas era péssima. Qualquer vento fazia o sinal cair. Depois de anos de sofrimento resolvi mudar. Mudei, o modem que deveria chegar em 7 dias, chegou em 14. A internet é ótima, pelo menos por enquanto. Mas aí durante um temporal o modem que tanto demorou a chegar queimou. E o prazo que era de 24 horas para virem trocar, na verdade foi de 72 horas. E quando finalmente a técnica veio até minha casa, a troca não pode ser feita, porque o telefone também não funcionava, não por culpa do temporal, mas por culpa de um caminhão que havia passado na rua e arrebentado os fios (sim, confesso que foi uma semana onde Murphy imperou, mas enfim). Eu já havia solicitado o reparo da linha, e o conserto que deveria ser feito em 48 horas, na verdade foi feito em longos sete dias!
Liguei novamente para solicitar a troca do modem e pasmem, depois de QUINZE tentativas de ser atendida, tenho os 15 protocolos anotados, perdi a paciência. Eu sei que a mocinha que me atendeu não tem culpa, ela só faz o trabalho ao qual foi designada, e os grandes culpados são seus patrões milionários as nossas custas, mas a coitada teve que me ouvir. Perdi a paciência mesmo! QUINZE tentativas foi o ápice pra mim! Ela disse que iria me transferir, eu disse que era pra ela me ouvir até o final e falei tudo. Ela me entendeu. Fui informada que o modem seria trocado em até 24 horas. Horas essas que já se passaram e até agora nada. E aí OiVelox, como faremos?
Vou encaminhar minha reclamação aos órgãos competentes. Mas o que fazer depois? Eu necessito da internet e não há concorrentes a altura para que eu possa mudar. E assim, vamos nos tornando escravos dos serviços. Infelizmente, é essa a realidade do consumidor brasileiro.
Mas não podemos desistir. Quando estivermos insatisfeitos temos que reclamar, gritar, exigir. Vai que um dia nossos esforços possam ser finalmente recompensados.

Outro caso que me deixou indignada foi o da jornalista Tina Evaristo. Ela noticiou seu problema no Blog do Noblat*. Tina foi noticiada pela empresa Submarino que uma compra fora feita com seu cartão de crédito, mesmo após informar que não havia feito compra alguma, nada foi feito e o Submarino ignorou a jornalista. A policia disse que nada poderia fazer pois o crime ainda não havia sido concluído. COMO ASSIM?
Se o site fora informado que houve fraude, por que não evitar a continuação do crime? Por que não quebrar o tal sigilo do cliente, se o mesmo é um criminoso? E a polícia? Como assim não se pode fazer um B.O? E se o valor do produto já havia sido descontado do cartão de crédito da vítima, ao meu entender, o crime foi concluído sim! E o Procon dizendo que nada poderia fazer? Qual o seu trabalho afinal, Procon querido?
Disso tudo o que entendemos é: o criminoso foi protegido pelo tal código do consumidor, mas a vítima foi deixada a própria sorte.

O que fazer? Bom, não podemos nunca deixar de reclamar. É estressante eu sei. Mas não podemos nos calar. Ainda que não consigamos resolver o problema, pelo menos iremos incomodar e um dia, quem sabe, eles tomam vergonha na cara e se conscientizam que dependem de nós assim como nós dependemos deles.


*Leia mais aqui: http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2012/04/03/jornalista-sera-roubada-amanha-nao-pode-fazer-nada-438529.asp




1 comentários:

  1. E não é que a proposta de "assunto" caiu como uma luva para os seus dias. Boa sorte com a OiVelox por que sei que irá precisar, ainda bem que deixei de ser escrava dela quando chegou a GVT que apesar de não ser "perfeita" cumpre o que promete. Mas ainda sim, acho que (como sempre) falta atenção e fiscalização do governo nessa área, são tantas e tão absurdas as reclamações, que é impossível que ninguém veja isso. Existia ou existe uma proposta de lei em que deveria haver uma internet "popular" que bateria de frente com todas essas grandes operadoras... Mas cadê ? Até agora nada. E vamos mobilizando e mostrando que não somos tão apáticos como parecemos, sabemos que os problemas existem, mas quem infelizmente foi indicado pra resolver os problemas por voto popular não mobiliza uma molécula de ATP pra resolver alguma coisa. Mas aonde existe conhecimento, existe inquietação e protesto por uma sociedade melhor ! ;)

    ResponderExcluir