Será que ainda tem solução?



... E começa o período eleitoral e como em toda época de eleições os caras de pau saem de seus gabinetes, de seus casarões e mega apartamentos e nos presenteiam com suas presenças na tv, nas ruas, nos jornais e agora nas redes sociais também. E que presente de grego esse. Por mim eles podiam continuar escondidos, afinal, quem lembra que eles existem não é mesmo? Mas eles não podem fazer isso, eles precisam se mostrar, falar, pegar crianças no colo e prometer mundos e fundos para garantirem mais alguns anos de vida boa as nossas custas.

Junto com os caras de pau, também surgem aqueles que tentam abrir a mente das pessoas e fazê-las abrir os olhos e não cometer os mesmos erros das eleições anteriores. Mas a questão é, será que ainda tem solução? será que esse país ainda tem salvação? Durante muito tempo eu acreditei que sim. Afinal, somos nós que escolhemos nossos governantes, então seria possível mudar. Mas aí é que tá, será que nós brasileiros queremos mudar? Sinceramente, a cada dia que passa tenho tido mais certeza que não. A chance da mudança está na nossa frente, mas insistimos no erro.

Existe político bom? Acredito que existam alguns sim. E acredito também que exista uma triste realidade. Assim como a maioria dos políticos é corrupta, a maioria da população tem se mostrado corruptível também. Não é de hoje que as pessoas vendem seus votos, seja por dinheiro, por cesta básica, por garantia de emprego e até mesmo por dentaduras. Isso não é novidade pra ninguém. Essa semana ouvi a mesma frase três vezes, de três pessoas diferentes: "Só voto em quem me der alguma coisa. Não vou dar meu voto de graça pra ninguém." Pois é, triste! A corrupção existe em ambos os lados, o mau caratismo está presente aqui e lá e a falta de escrúpulos que existe por parte de quem está no poder, também existe em que dá esse poder. Claro que muitos que pensam e agem assim, o fazem por não ter tido instrução, educação e consciência política, mas a maioria age dessa forma por achar que é assim que deve ser mesmo, sem culpas, acham normal. Não podemos confiar nos nossos governantes e nem nesses eleitores. E aí os poucos bons candidatos estão por aí esperando os votos dos poucos bons eleitores e dessa forma dificilmente chegam ao poder. E daí surge uma outra questão, e esses bons candidatos, será que quando finalmente conseguirem o poder serão bons governantes ou irão se corromper também? Pessimista eu? Não, apenas cansada. Cansada de tanta cara de pau, cansada dessa rede de mentiras que vemos nas campanhas, cansada das mentes ignorantes que circulam por aí. Cansada!

E as pesquisas nos mostram que está tudo errado, mas não vai mudar. Nas ruas tudo continua igual. Carros de som passam a todo instante com suas músicas ridículas e sem conteúdo que já nos mostram claramente os tipinhos de candidatos que temos. E dessa forma, a história continua a mesma.

Que um dia a minoria boa consiga vencer a maioria ruim, porque caso contrário, a resposta para a pergunta feita lá em cima será "não, não tem mais solução".

                           
                                                                             Charge de Millôr Fernandes




2 comentários:

  1. O problema é a minoria boa só vai ganhar quando o povo for a maioria consciente. E, com a mídia jogando contra, fica difícil disso acontecer.

    ResponderExcluir
  2. No lugar da charge do Millôr podia ser uma da Mafalda por que não é só o Brasil é o mundo todo ! ... kkkk...
    Sinceramente já perdi minhas esperanças, costumo dizer por aqui que pisam na pobre expectativa de melhora toda vez que escuto "... VEM COM A MÃE LOIRA..." Só um exemplo sem discriminação com candidata. Tá feia a coisa...

    ResponderExcluir